Universidade Federal do Pará

Núcleo de Altos Estudos Amazônicos

Nota de pesar pelo falecimento do professor Mário Miguel Amin Garcia Herreros.

Foto: Google imagens

É com imenso pesar que recebemos a notícia do falecimento do querido Prof. Dr. Mário Miguel Amin Garcia Herreros na manhã desta sexta-feira, 05.06.2020.

Doutor em Agricultural Economics pela University of Florida. Mestre em Agricultural Economics pela University of Florida. Graduado em International Agriculture pela California State Polythecnic University, o Prof. Dr. Mário Amin, como gostava de ser chamado, foi um pesquisador e professor consagrado e respeitado, deixando um legado na formação de alunos/as de graduação, mestrado e doutorado na Universidade da Amazônia (UNAMA), onde estava vinculado atualmente, e no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA).

Neste integrou uma geração de alto nível que contribuiu para a consolidação do Núcleo como Unidade Acadêmica Interdisciplinar da UFPA.

Professor Visitante no NAEA desde 1996, período em que foi Coordenador do Curso de Especialização em Política de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento da Amazônia (CIPCTAM) financiado pela United Nations University (UNU)  (1997-1999) e por outros organismos. Foi professor do PLADES e do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública (PPGGP) desde a sua fundação e, posteriormente, sob a liderança do professor Luís Eduardo Aragón Vaca foi Assessor da Cátedra UNESCO de Cooperação Sul-Sul para o Desenvolvimento Sustentável, sediada no NAEA. Mário Amin exerceu o cargo de Secretário-Geral, e contribuiu para consolidar, a Incubadora de Políticas Públicas da Amazônia (IPPA), sob a direção do  Prof. Dr. Fábio Carlos da Silva. Recentemente, no ano de 2019, havia se desligado do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGGP) do NAEA a fim dedicar mais tempo à família.

Apesar do notório saber adquirido ao longo de décadas de pesquisa e ensino, lembraremos do Mário Amin pela generosidade e pelo carinho com que se relacionava com todos/as. Para ele não havia o lugar formal para iniciar uma boa conversar sobre um tema do momento, bem como sobre os lugares e seus sabores valorizando os momentos afetivos.

O NAEA envia condolências à família e aos amigos e ex-alunos/as e sempre lembrará deste colombiano que foi bem recebido no Brasil e em Belém, em particular, e se dedicou a fortalecer a Universidade Federal do Pará (UFPA).

Professores, estudantes, técnicos administrativos e Direção do NAEA.